Announcement

Collapse
No announcement yet.

Relatos da experiência com o Chi Kung

Collapse
X

• Filter
  • Time
  • Show
Clear All
new posts

• Relatos da experiência com o Chi Kung

Inicío este Thread para podermos partilhar as experiências que cada um vai obtendo com a prática do Chi Kung Shaolin-Wahnam e assim podermos esclarecer as dúvidas que temos, como seja o que sentimos e julgamos ser os únicos por ser tão fora do habitual e do conhecido ou simplesmente relatar os benefícios que vamos conseguindo. Assim transcrevo o relato da Cristina que é aluna da escola:

PHP Code:

“  Paulo,

Quero partilhar consigo a minha experiência porque é o meu Mestre

Durante os 3 meses em que frequentei as suas aulaso Paulo disse-nos para estabelecermos objectivos realistas e eu não atingi nenhumEram provavelmente muito pouco realistasmas não todosPor outro ladocomecei a resolver problemas de saúde diversosnomeadamente
       -
    Problema na pele da caranão podia apanhar sol porque ficava negracom manchas escuras tão pouco estéticas que arrasavam com o meu permanente optimismo
      - 
    Sem ser de forma conscienteatravés do exercício “Grande Moinho de Vento”, um problema de azia de que sofria há cerca de 13/14 anos desapareceu totalmente.

Tudo começou realmente a compor-sede tal forma que deixei de tomar a água com gás que ingeria diariamente para aliviar e fazer desaparecer a aziaDepoisuma pele que não suportava o solnem mesmo sem ser a incidircomeçou a funcionar sem precisar de protector solar de factor máximo
    Fui ao campo de verão na Praia Grande e resolvi que já podia limitar-me a fazer os exercícios que achava que serviam os meus propósitosO que é certo é que a minha saúde se deteriorouEu achava que a minha cara tinha voltado a ficar escura (nunca esteve totalmente bem mas estava muuuuuito melhor com a prática continuada do Chi Kung depois das suas aulas). 
    Fiquei um pouco surpreendida porque eu achava que os exercícios serviam sempre o mesmo propósito uma vez feitosque a energia fluirianão deixando nada degenerarMas assim não aconteceuTambém aconteceu outra mudançanão tenho feito Chi Kung de manhã porque de facto não tenho tempoou sejaacordo sempre em cima da hora do banhovestir e sairÉ uma questão de preguiçareconheço. “ 
    Obrigado pelo seu testemunho Cristina. É inspirador saber que se pode tirar proveito da prática regular de chi Kung a nível tão profundo. O facto de alguns sintomas terem voltado a aparecer poderá ser devido a não ter sido resolvido completamente a raiz do problema e ser por isso necessário continuar com a prática nos mesmos moldes, ou então porque a energia está a procurar resolver o problema a um nível mais profundo e então os sintomas vêm ao de cima como forma de expulsão e será então um muito bom sinal. No entanto a prática regular trás benefícios constantes que ultrapassam os aspectos físicos e que no mais alto nível vão até ao plano espiritual. Por isto Cristina, parabéns pelos bons resultados alcançados até á data e continue com preserverança porque serão certamente resolvidos de forma mais definitiva os seus problemas de saúde.
    Desafio todos os que queiram participar nesta partilha a relatarem a sua experiência ou a exporem as duvidas de forma a que todos possamos evoluir com esclarecimento.

Com um sorriso no coração,

Paulo Gouveia

Viva,

Em termos de experiências, para mim é difícil indicar exatamente se as experiências que tenho são devido ao Chi Kung ou ao Shaolin Kung Fu, dado que comecei a praticar as 2 artes praticamente ao mesmo tempo, como as artes infundem-se umas nas outras, a distinção torna-se mais difícil.

No entanto, algumas das experiências que tenho tido são claramente devido às práticas, posso citar aqui algumas:
    • mais foco, especialmente no trabalho
    • menos cansaço ao final do dia

Comment

Parabéns pelo teu bom resultado Miguel. É óbvio que os alcanças porque te aplicas na prática diariamente e assim podes tirar todos os benefícios possíveis. A distinção entre Chi Kung, Kung Fu ou Tai Chi do ponto de vista energético não é nenhuma, porque na escola Shaolin-Wahnam todas as artes são praticadas tendo em vista o desenvolvimento de força interna que nos ajuda a desbloquear os percursos da energia e aumentar a sua quantidade circulante. As diferenças nestas artes passam essencialmente pela capacidade de nos defendermos que o Kung Fu e o Tai Chi possibilita.

Paulo Gouveia

Comment

O meu testemunho

Olá a todos

A pratica do Shaolin Wahnam Chi Kung (SWCK) posibilitou-me experimentar a sensação de Qi (energia) no primeiro contacto que tive com esta maravilhosa arte. Já tinha praticado outros estilos e sentia-me mais relaxado, mais flexivel fisicamente, mas a palavra Qi não passava disso mesmo, uma palavra.

Com a pratica do SWCK a minha consciência abriu-se para outras dimensões do meu SER, juntando aos benefícios físicos e emocionais da pratica os benefícios mentais e espirituais.

A primeira vez que ouvi o Grão Mestre Wong Kiew Kit dizer "Smile from your Heart" foi simplesmente arrebatador e sempre que me lembro da sua expressão o meu Coração eleva-se sentindo uma leveza indescritível.

Esta simples frase "Sorri do teu Coração" torna as Artes de Shaolin Wahnam algo único e maravilhoso.

Sinto-me abençoado de poder praticar esta arte e agradeço aos Mestres a sua generosidade em partilha-la.

Obrigado

Saudações Shaolin Wahnam

João Paulo

Comment

Obrigado pelo relato da tua experiência João Paulo, foca aspectos que são importantes de lembrar. De facto Qi (energia) é algo de misterioso que não se pode descrever com rigor mas que se pode sentir de forma bem vivida. Lembro-me da palestra proferida pelo Grão Mestre Wong Kiew Kit no museu do Oriente (Lisboa) em Janeiro de 2008, em que para explicar o que é energia pediu para nos pormos em pé, relaxar e não pensar em nada. De seguida pediu que para fechar-mos os olhos e então passou energia para todos na sala de forma a podermos sentir por nós mesmos o que ela é. Foi muito interessante ouvir de seguida os relatos porque de uma forma geral toda a gente sentiu alguma coisa, cada um á sua maneira. Na nossa escola os resultados obtidos são muito rápidos e permite resolver problemas de saúde muito rápidamente.

Sorrindo do coração,

Paulo Gouveia

Comment

Ainda outro aspecto que referes é sobre os outros níveis de prática atingidos. Na escola Shaolin Wahnam o objectivo da prática é o de resolver problemas de saúde, aumentar o nível energético e a expansão espiritual. A tua experiência revela que tiraste da prática do Chi Kung Shaolin Wahnam os benefícios nas suas três vertentes. Mais uma vez parabéns.

Paulo Gouveia

Comment

Obrigado

Olá Paulo, obrigado pelas tuas palavras. Falando de Qi por vezes esta palavra é conotada a energia vital, mas na nossa escola falamos em energia Universal. São a mesma coisa? Estão relacionadas?
              Saudações Shaolin

Comment

Olá João, na filosofia chinesa o termo Qi abrange muita coisa. O ideograma que o representa mostra o vapor que se eleva da terra e vai para o céu e uma vagem de cereal. Diz-se que Qi é representado pelo vapor, mas na realidade Qi é ambas as coisas e representa tudo o que manifesta na terra em diferentes formas. Por isto é fácil de perceber que Qi Universal ou Qi vital são uma e a mesma coisa em manifestações diferentes. Quando captamos Qi do cosmos estamos a captá-lo na sua forma indiferenciada e quando falamos em Qi vital estamos a falar da sua forma já individualizada para cada um.

Sorrindo do coração,

Paulo Gouveia

Comment

Working...
                X